terça-feira, 14 de abril de 2009

Cartas a ninguém, destinadas á alguém!


Uma ou cem: escolhe quem as tem!São muitas as faces do ser humanoa ostentar preconceitos, produzir enganosser essência do amor, ou ápice da frustração.

O mesmo olhar terno que nos afaga em caríciasum dia nos derrota com a chama de suas chispas.A mesma mão estendida, que tanto nos confortadia chegará em que nos fechará a porta.

São tantas as faces, tão poucas as razões...pautadas nas circunstâncias, no momentoa mesma brisa suave, nos apresenta em tormentose existiu na alvorada, ao ter no ocaso é só vento.

Um dia foi recebida com pompas pelo coraçãoem outro, martiriza e aterroriza sem compaixãofaces diversas, diversas faces, que não se ocultampelo contrário, entre si disputam, lugar ao sol...

Como se fosse preciso, registrar inventáriousurpar o benefício da dúvida, cair o
panomostrar além das máscaras, sem perspicácia: - As muitas faces do ser humano -




Senti que devia escrever e sabes como me faz bem deitar para fora o que me magoa, o que me enfurece, o que entristece, o que me faria sorrir agora...e a solidão por vezes faz-me sentar em frente ao computador e fazer isto...
Estou aqui sentada, mas é como se não tivesse. O meu espírito paira sobre a praia, ouvindo o mar, revivendo de olhos fechados muitos dos momentos que já vivi. Tenho os olhos fechados, atentos aos passos que dou passeio sozinha pela praia...
Penso no que poderia ter dito ou feito de diferente...e não sabes como é confuso querer regressar, voltar atrás...e ao mesmo tempo não querer mudar nada, por não querer perder o que tenho, o que consegui e ganhei até hoje..
A vida é tão complicada, não é?
Apaixonar-me, viver esse amor somento dentro de mim, mesmo que por pouco tempo... e voltar ao ponto de partida.
Por vezes isto parece um círculo vicioso...
Tenho medo de ser arrojada, de ser feliz..

(...)

Mas gostava de "amealhar" a maior quantidade de momentos de felicidade possíveis...quem não sonha com isso?
Neste momento o meu pensamento regressou no tempo, mas parou, estagnou...ao tentar perceber tantas coisas ao mesmo tempo!
Estes últimos dias vi olhares tão certos, frases ditas com tanta certeza...mas nada na vida é certo, apenas certezas momentâneas!
Hoje dizemos uma coisa e amanhã muda-se de ideias...
Os sonhos, esses podem manter-se, porque ficam gravados na alma...
Podem tentar desanimar-nos e até conseguir, mas só por algum tempo. Mais cedo ou mais tarde esses sonhos virão à tona e relembrar-nos que sem sonhos não vivemos!
Eu andei muito tempo a olhar para as minhas cicatrizes, a olhar para o passado...a sentir pena de mim própria....
Tudo o que sou hoje, quer bom ou mau é consequência disso...e se há quem goste de mim como eu sou, tenho é que ficar feliz por essas cicatrizes existirem e agradecer a Deus por elas! Olhar para elas com orgulho, porque me deram sabedoria...
E pensando bem, a sabedoria é a base de tudo...
Quem tem sabedoria, sabe amar, porque sabe verdadeiramente conhecer alguém...sabe respeitar...sabe ouvir...sabe falar...sabe esperar...tudo seu tempo!
Confesso que é mais difícil para mim a parte do esperar, mas só quando esta interferir com os meus sonhos...
Há certas coisas que são genéticas, mas se não forem "trabalhadas" ou "incentivadas", nunca chegam a dar frutos.
Confesso que passo por momentos de frustração precisamente por ter esse dom e não poder pô-lo em prática...
O dom de amar, de ser paciente, de me sacrificar...e neste momento não poder dar de mim...enfim...é uma sensação horrível!
Mas se é um dom, não vai desaparecer...tenho que ser otimista, não é?
Mas não deixo de pensar no que a vida me reserva...
O que achas que me vai acontecer?
Vou ser feliz?

Idália Souza*

Nenhum comentário: